Alfabetização e Letramento 2º ano


OUTUBRO
07/10/2015

Tema: Anúncios publicitários.

Objetivo: Compreender o que é anúncio publicitário e em que contexto é utilizado.

Descrição: A professora supervisora da sala fez uma apresentação explicando o gênero textual anúncio, sua estrutura e mostrando alguns exemplos.

No segundo momento, em duplas, os alunos deveriam escolher um produto para vender e criar seu próprio anúncio. As bolsistas auxiliaram nas atividades e nas dúvidas que surgiram.



OUTUBRO
21/10/2015

Tema: Gêneros Textuais: Carta.

Objetivos: Reconhecer diferentes tipos de gêneros textuais.
                   Produzir uma carta.


Descrição: No primeiro momento contamos a história do livro: “O Carteiro Chegou” que contém diferentes tipos de gêneros textuais que fomos explicando durante a história.


No segundo momento entregamos uma folha e um envelope para cada aluno escrever uma carta para seu colega de sala. Eles receberam um papel com o nome do colega que deveriam enviar a carta. Explicamos como é a estrutura da carta e como se preenche o envelope. As cartas serão entregues pelo carteiro na próxima aula.


SETEMBRO
09/09/2015



     SETEMBRO
16/09/2015

Tema: Mercado do 2º ano

Objetivos: Compreender a função social do dinheiro como objeto de troca.
Participar da simulação de compra e venda no mercado, utilizando cédulas e moedas de brinquedo.

Descrição: Preparamos duas fileiras com carteiras e colocamos as mercadorias separadas por seções. Cada aluno recebeu o valor de R$ 50,00 com diferentes números de cédulas, alguns alunos questionaram que tinham menos notas do que o colega, então solicitamos que cada um fizesse a soma do seu dinheiro e falasse o resultado para que percebessem que o valor era igual. Grupos com 4 alunos iam até o mercado e realizavam suas compras, após retornavam aos seus lugares e antes de passar no caixa, no caderno de matemática fizeram contas de adição e subtração seguindo três comandos:
Tenho_______reais
Gastei_______reais
Sobrou_______reais

Os alunos adoraram a atividade, devido ao tempo cada um foi somente uma vez ao mercado, a atividade será realizada novamente em outra aula.











SETEMBRO
23/09/2015


Tema: Substantivo


       A professora Karine explicou e passou no quadro o conceito de substantivo simples e composto. Após deu uma atividade na qual deveriam escrever no caderno três substantivos comuns e três substantivos compostos. As bolsista auxiliaram durante a realização da atividade.





SETEMBRO
30/09/2015

Tema: Jogo caixa multiplicação e tabuada na folha quadriculada.

Objetivos: Identificar a multiplicação com a soma das parcelas.
Resolver situações problemas empregando a multiplicação.                        
Conhecer uma maneira diferente de resolver contas de multiplicação.


Descrição: Levamos duas caixas com 6 copos descartáveis pequenos. Depois perguntamos o que tinha ali, chamamos um aluno para contar quantos copos havia em uma caixa, e repetimos com outro aluno na segunda caixa. Após contamos juntos o total. Sempre registrando os dados no quadro, (6+6=12). Perguntamos quantas vezes juntamos o 6. Então, mostramos que podemos representar a situação também através da multiplicação 2x6=12.



       
Atividade: Cada dupla recebeu dois ou três copinhos com a mesma quantidade de feijão cada, e deverão fazer a conta respondendo a seguinte situação:
Nossa dupla recebeu _____ copinhos.
Em cada copinho havia _____ feijões.
Ao todo, havia _____ feijões.
Em Matemática:
Adição _____ + _____ + _____=_____

Multiplicação _____ x_____ =______



AGOSTO
26/08/2015


A atividade foi sobre os “Ditados Populares” que também são folclóricos. A turma teve que descobrir o significado de alguns ditados populares, trabalhando assim a interpretação.


AGOSTO
19/08/2015


Fizemos uma atividade com trava-línguas. Realizamos a dança da cadeira e cada aluno que saía da brincadeira tinha que ler um “trava-línguas”. 




AGOSTO
12/08/2015


No mês de agosto foi trabalhado o folclore. Explicamos para os alunos seu significado e o que faz parte dele, fizemos algumas brincadeiras com a turma e relembramos algumas brincadeiras folclóricas. 




JUNHO
03/06/2015

Realizamos com a turma a atividade do “saco de história”, na qual os alunos criaram uma história coletiva a partir dos objetos retirados do saco.


JUNHO

10/06/2015

Neste dia cada aluno recebeu um folha com a parte que criou da história, e fizeram a ilustração da sua página.




JUNHO
17/06/2015


Professora Karine trabalhou com os alunos as regras do R e RR, as bolsistas fizeram um teatro de fantoche com uma música sobre o uso do R e RR.



JUNHO
24/06/2015

Realizaram um ditado diagnóstico pra identificar os níveis de escrita da turma. Após auxiliaram os alunos na aula da professora.



MAIO
27/05/2015

Foi realizada a continuação das atividades sobre a fábula do Leão e o Rato. As bolsistas levaram um livro com imagens da história e os alunos foram criaram uma história coletiva.


MAIO

20/05/2015


As bolsistas levaram três versões da História do Leão e do rato escrita por três autores diferentes. A apresentação foi teatro de fantoches, contação de história e teatro. Ao final foi conversado sobre as diferentes versões e entregue recortes da história para os alunos remontarem.




MAIO


13/05/2015


A professora relembrou a história da Lebre e da tartaruga que já havia contado para eles. Entregou uma folha para que criassem uma história em quadrinhos com o mesmo tema. Durante a atividade ficamos auxiliando as crianças.


No dia 08 de maio a professora começou a trabalhar com fábulas. Contou algumas curiosidades e quem eram os principais autores das fábulas. Passou um texto sobre o assunto no quadro para os alunos copiarem e ficamos os auxiliando.



ABRIL
24/04/2015



A professora Karine relembrou com os alunos o que haviam estudado sobre o bairro. Após, em grupos os alunos construíram uma maquete reproduzindo algum ponto do bairro. Cada grupo contou com o auxílio de uma bolsista.








Nenhum comentário:

Postar um comentário