OUTUBRO
07/10/2015
Tema: Anúncios publicitários.
Objetivo: Compreender o
que é anúncio publicitário e em que contexto é utilizado.
Descrição: A professora supervisora da sala fez uma
apresentação explicando o gênero textual anúncio, sua estrutura e mostrando
alguns exemplos.
No segundo momento, em duplas, os alunos deveriam
escolher um produto para vender e criar seu próprio anúncio. As bolsistas
auxiliaram nas atividades e nas dúvidas que surgiram.
OUTUBRO
21/10/2015
Tema: Gêneros Textuais: Carta.
Objetivos: Reconhecer diferentes tipos de gêneros
textuais.
Produzir uma carta.
Descrição: No primeiro momento contamos a história do livro:
“O Carteiro Chegou” que contém diferentes tipos de gêneros textuais que fomos
explicando durante a história.
No segundo momento entregamos uma folha
e um envelope para cada aluno escrever uma carta para seu colega de sala. Eles
receberam um papel com o nome do colega que deveriam enviar a carta. Explicamos
como é a estrutura da carta e como se preenche o envelope. As cartas serão
entregues pelo carteiro na próxima aula.
SETEMBRO
09/09/2015
SETEMBRO
Tema: Mercado do 2º ano
Objetivos: Compreender a função social do dinheiro como
objeto de troca.
Participar da simulação de compra e venda no
mercado, utilizando cédulas e moedas de brinquedo.
Descrição: Preparamos duas fileiras com carteiras e colocamos
as mercadorias separadas por seções. Cada aluno recebeu o valor de R$ 50,00 com
diferentes números de cédulas, alguns alunos questionaram que tinham menos
notas do que o colega, então solicitamos que cada um fizesse a soma do seu
dinheiro e falasse o resultado para que percebessem que o valor era igual.
Grupos com 4 alunos iam até o mercado e realizavam suas compras, após
retornavam aos seus lugares e antes de passar no caixa, no caderno de matemática fizeram
contas de adição e subtração seguindo três comandos:
Tenho_______reais
Gastei_______reais
Sobrou_______reais
Os alunos adoraram a atividade, devido ao tempo cada
um foi somente uma vez ao mercado, a atividade será realizada novamente em
outra aula.
23/09/2015
Tema: Substantivo
A
professora Karine explicou e passou no quadro o conceito de substantivo simples
e composto. Após deu uma atividade na qual deveriam escrever no caderno três
substantivos comuns e três substantivos compostos. As bolsista auxiliaram durante
a realização da atividade.
30/09/2015
Tema: Jogo caixa multiplicação e tabuada na folha
quadriculada.
Objetivos: Identificar
a multiplicação com a soma das parcelas.
Resolver situações problemas empregando a multiplicação.
Conhecer uma maneira diferente de resolver contas de
multiplicação.
Descrição: Levamos duas caixas com 6 copos descartáveis
pequenos. Depois perguntamos o que tinha ali, chamamos um aluno para contar
quantos copos havia em uma caixa, e repetimos com outro aluno na segunda caixa.
Após contamos juntos o total. Sempre registrando os dados no quadro, (6+6=12).
Perguntamos quantas vezes juntamos o 6. Então, mostramos que podemos
representar a situação também através da multiplicação 2x6=12.
Atividade:
Cada dupla recebeu dois ou três copinhos com a mesma quantidade de feijão cada,
e deverão fazer a conta respondendo a seguinte situação:
Nossa
dupla recebeu _____ copinhos.
Em cada
copinho havia _____ feijões.
Ao
todo, havia _____ feijões.
Em
Matemática:
Adição
_____ + _____ + _____=_____
Multiplicação _____ x_____ =______
26/08/2015
A
atividade foi sobre os “Ditados Populares” que também são folclóricos. A turma
teve que descobrir o significado de alguns ditados populares, trabalhando assim
a interpretação.
AGOSTO
19/08/2015
Fizemos
uma atividade com trava-línguas. Realizamos a dança da cadeira e cada aluno que
saía da brincadeira tinha que ler um “trava-línguas”.
AGOSTO
12/08/2015
No mês de agosto foi trabalhado o
folclore. Explicamos para os alunos seu significado e o que faz parte dele,
fizemos algumas brincadeiras com a turma e relembramos algumas brincadeiras folclóricas.
JUNHO
03/06/2015
Realizamos com a turma a atividade do “saco de
história”, na qual os alunos criaram uma história coletiva a partir dos objetos
retirados do saco.
JUNHO
10/06/2015
Neste
dia cada aluno recebeu um folha com a parte que criou da história, e fizeram a
ilustração da sua página.
Professora
Karine trabalhou com os alunos as regras do R e RR, as bolsistas fizeram um
teatro de fantoche com uma música sobre o uso do R e RR.
Realizaram
um ditado diagnóstico pra identificar os níveis de escrita da turma. Após
auxiliaram os alunos na aula da professora.
27/05/2015
Foi
realizada a continuação das atividades sobre a fábula do Leão e o Rato. As
bolsistas levaram um livro com imagens da história e os alunos foram criaram
uma história coletiva.
MAIO
20/05/2015
As
bolsistas levaram três versões da História do Leão e do rato escrita por três
autores diferentes. A apresentação foi teatro de fantoches, contação de
história e teatro. Ao final foi conversado sobre as diferentes versões e
entregue recortes da história para os alunos remontarem.
MAIO
13/05/2015
A professora relembrou a história da Lebre e da
tartaruga que já havia contado para eles. Entregou uma folha para que criassem
uma história em quadrinhos com o mesmo tema. Durante a atividade ficamos
auxiliando as crianças.
No dia 08 de maio a professora começou a trabalhar
com fábulas. Contou algumas curiosidades e quem eram os principais autores das
fábulas. Passou um texto sobre o assunto no quadro para os alunos copiarem e
ficamos os auxiliando.
ABRIL
24/04/2015
24/04/2015
A
professora Karine relembrou com os alunos o que haviam estudado sobre o bairro.
Após, em grupos os alunos construíram uma maquete reproduzindo algum ponto do
bairro. Cada grupo contou com o auxílio de uma bolsista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário