Alfabetização e Letramento 1º ano

          

OUTUBRO
05/10/2015

Tema: Contação de história (Branca de Neve)

Objetivo: Dramatização a história da Branca de Neve;
                 Desenvolver a imaginação;

Descrição: Foi levado a escola o livro da Branca de Neve em 3D, e roupas de cada personagem da história.
No primeiro momento uma bolsista ia lendo a história e outra bolsista escolhia uma criança de surpresa e a vestia de acordo com o personagem citado fazendo com que cada criança participasse da história, as demais crianças representaram os anões.
No segundo momento uma bolsista recontou a história de forma diferente.
Ela iniciava a história, com as imagens em 3D as crianças continuaram, e nós bolsistas percebemos que as crianças interagiram em todos os momentos principalmente quando caracterizados fez com eles se tornassem parte da história.

Em seguida juntamente com a professora supervisora foi feita uma exposição na rua com a foto de cada criança.





OUTUBRO
19/10/2015
Tema: Som e movimento

Objetivo: Desenvolver sua percepção corporal, cognitiva e suas relações sociais. 

Descrição:  Com a aprovação da professora titular da sala, levamos a música 
(Tchutchuê, de Rebeca Nemer).





Tema: Pescaria das letras  

Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto;
                
Descrição: Foi levado a escola uma caixa de papelão com peixes de EVA com os alfabetos dentro, de acordo com a letra que cada criança pescava ela escrevia no quadro alguma apalavra que ela conhecia.







OUTUBRO
26/10/2015



Tema: Instrumentos musicais.

Objetivo: Explorar os sons;
               
Descrição: As criança foram levadas para o pátio no início da aula pelas bolsistas antes de iniciarmos a dinâmica fizemos um alongamento com a turma.

No segundo momento conversamos sobre os instrumentos existentes, e em roda cantamos a música.



SETEMBRO 
14/09/2015

Tema: Sistema Monetário

Objetivo: Identificar e reconhecer o valor de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.



Descrição: A professora supervisora da sala realizou uma apresentação em PowerPoint trazendo toda a trajetória das cédulas e da moeda até chegar então aos dias atuais, as crianças foram muito participativas, interagindo em todos os momentos os slides. Logo após foram realizada atividades no livro juntamente com as bolsistas.





No segundo momento as bolsistas organizaram a sala para ser realizada uma simulação de compras, para que as crianças possam compreender a função social do dinheiro. As mesas foram colocadas em fileiras e a professora supervisora distribui uma quantidade de dinheiro com valores diferentes a cada criança, em seguida colocou uma criança no caixa e de dois em dois para realizar as compras, juntamente com o auxílio das bolsistas.


AGOSTO
31/08/2015


Aprendendo ainda sobre o folclore as crianças puderam presenciar um momento descontraído e de muita alegria, com a cantiga de roda ciranda-cirandinha juntamente com as bolsistas e professora, algumas crianças entraram na roda e falaram algo que gostariam de dizer naquele momento. 


Logo após a brincadeira de roda as crianças receberam a letra da cantiga e juntamente com as bolsistas realizaram uma atividade de reconhecimento das letras que ali haviam, a quantidade e os sons, foi só alegria, elas adoraram.



AGOSTO

17/08/2015


As crianças aprenderam mais sobre o folclore, continuação do projeto que a professora titular já estava realizando em sala de aula, a história do Saci Pererê foi contada pelas bolsistas do PIBID e a professora, as crianças confeccionaram seus próprios Sacis com materiais recicláveis.




JUNHO
29/06/2015


No primeiro momento foi realizado um diagnóstico da turma para que possamos saber em que níveis silábicos cada crianças está, para que assim possamos elaborar as atividades proposta pelo projeto.




Sabendo que durante o processo de alfabetização é importante que as atividades sejam significativas e contextualizadas permitindo à criança criar e testar hipóteses, dentre as muitas possibilidades, cozinhar é uma coisa que as crianças gostam quase tanto quanto comer. Elas adoram o processo todo de medir ingredientes, adicioná-los, criar formas, cores e texturas inusitadas e depois comer aquilo que produziram com tanta alegria, nosso bolo de maçã ficou lindo todas as crianças participaram e interagiram.


JUNHO
15/06/2015


Tomamos como ponto central a leitura do livro “ A colcha de retalhos” ( Conceil Correa da Silva, Nye Ribeiro Silva) que retrata a história da avó que costura uma colcha através de pedaços diferentes de tecido. 


 A história de uma pessoa é como uma colcha de retalhos: ela é  formada dos acontecimentos, dos momentos de alegria e de tristeza, dos sonhos... da vida de cada um. A importância da relação afetiva entre  as pessoas da mesma família, da escola, pois é assim que a criança aprende a amar e ser amada.


JUNHO
01/06/2015


As atividades desenvolvidas foram preparadas por nós do PIBID.
O objetivo da atividade é trabalhar a diversidade, de modo que aprendemos a respeitar as particularidades e singularidade de cada um. 
Primeiramente foi passado o filme "Moda Amarela", e depois conversamos à respeito do filme: O que as crianças entenderam do filme? Se fossemos todos iguais como as formigas do filme como seria? E aqui na sala, somos iguais ou diferentes?
No segundo momento apresentamos para as crianças uma caixa mágica, e que dentro da caixa havia uma pessoa muito inteligente, linda e importante para todos do 1º ano, e que cada um teria a oportunidade de conhecer esta pessoa.

As crianças estavam curiosas para saber quem estava na caixa, e ficaram surpresa quando abriam a caixa mágica e se viam no espelho que ali estava. Após todos terem conhecido a pessoa especial, conversamos sobre a relação do filme "Moda amarela" com a caixa mágica. Para finalizar as atividades deste dia, cada criança deveria desenhar o que viu na caixa mágica.




MAIO
25/05/2015


No dia 25 de maio primeiramente acompanhamos as crianças do 1º ano nas atividades elaboradas pela professora. Toda segunda-feira, é destinado 15 minutos para a hora da leitura em toda a escola, assim cada professor se organiza para fazer tal atividade. Neste dia, nós do PIBID ficamos responsáveis pela hora da leitura. Assim, dividimos a turma em quatro grupos, de modo que cada bolsista foi responsável de acompanhar. Levamos as crianças para a ruas e cada bolsista escolheu um espaço para levar seu grupo, e assim contar as histórias escolhidas por nós, sendo elas: 

1.   Artur faz arte;
2.   A pintinha da joaninha;
3.   Soltando os bichos;
4.   Coco de passarinho.

Contamos as histórias para as crianças, e depois pedimos para que elas recontassem para nós. Ao voltar para a sala, cada grupo recontou a sua história para os colegas de modo a compartilhar as histórias.




MAIO

04/05/2015

Neste dia foi contando para as crianças do 1º ano a fábula "A cigarra e a formiga". As crianças foram vendadas para ouvir a fábula. Após contarmos a fábula conversamos com as crianças, buscamos saber o que as crianças sentiram em apenas ouvir e não poder ver o que estava acontecendo a sua volta. Se conseguiram imaginar as cenas que estavam sendo contadas. E o que entenderam da fábula contada.



ABRIL
17/04/2015

As bolsistas do grupo de alfabetização e letramento foram conhecer a escola E.M.E.F.E.I Acácio Alfredo Villain, a professora supervisora Karine C. Felisberto, e as crianças do 1º e 2º ano que estão participando do projeto do PIBID Pedagogia. As bolsistas realizaram uma apresentação de acolhida com a música "O rato" do grupo Palavra Cantada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário