OUTUBRO
05/10/2015
OUTUBRO
19/10/2015
05/10/2015
Tema: Contação de
história (Branca de Neve)
Objetivo: Dramatização a história da Branca de Neve;
Desenvolver a imaginação;
Descrição: Foi levado a escola o livro da Branca de Neve em 3D, e roupas de
cada personagem da história.
No primeiro
momento uma bolsista ia lendo a história e outra bolsista escolhia uma criança
de surpresa e a vestia de acordo com o personagem citado fazendo com que cada
criança participasse da história, as demais crianças representaram os anões.
No segundo
momento uma bolsista recontou a história de forma diferente.
Ela iniciava
a história, com as imagens em 3D as crianças continuaram, e nós bolsistas
percebemos que as crianças interagiram em todos os momentos principalmente
quando caracterizados fez com eles se tornassem parte da história.
Em seguida
juntamente com a professora supervisora foi feita uma exposição na rua com a
foto de cada criança.
19/10/2015
Tema: Som e
movimento
Objetivo: Desenvolver sua percepção corporal, cognitiva e suas relações
sociais.
Descrição: Com a aprovação da professora titular da sala, levamos a música
(Tchutchuê,
de Rebeca Nemer).
Tema: Pescaria das letras
Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto;
Descrição: Foi levado a escola uma caixa de papelão com peixes de EVA com os
alfabetos dentro, de acordo com a letra que cada criança pescava ela escrevia
no quadro alguma apalavra que ela conhecia.
OUTUBRO
26/10/2015
SETEMBRO
26/10/2015
Tema:
Instrumentos musicais.
Objetivo: Explorar os sons;
Descrição: As criança foram levadas para o pátio no início da aula pelas bolsistas
antes de iniciarmos a dinâmica fizemos um alongamento com a turma.
No segundo
momento conversamos sobre os instrumentos existentes, e em roda cantamos a
música.
SETEMBRO
14/09/2015
Tema: Sistema
Monetário
Objetivo: Identificar e reconhecer o valor de cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro.
Descrição: A professora supervisora da sala realizou uma apresentação em PowerPoint
trazendo toda a trajetória das cédulas e da moeda até chegar então aos dias
atuais, as crianças foram muito participativas, interagindo em todos os
momentos os slides. Logo após foram realizada atividades no livro juntamente
com as bolsistas.
No
segundo momento as bolsistas organizaram a sala para ser realizada uma
simulação de compras, para que as crianças possam compreender a função social
do dinheiro. As mesas foram colocadas em fileiras e a professora supervisora
distribui uma quantidade de dinheiro com valores diferentes a cada criança, em
seguida colocou uma criança no caixa e de dois em dois para realizar as
compras, juntamente com o auxílio das bolsistas.
AGOSTO
31/08/2015
Aprendendo ainda sobre o folclore as crianças puderam presenciar um momento descontraído e de muita alegria, com a cantiga de roda ciranda-cirandinha juntamente com as bolsistas e professora, algumas crianças entraram na roda e falaram algo que gostariam de dizer naquele momento.
Logo após a brincadeira de roda as crianças
receberam a letra da cantiga e juntamente com as bolsistas realizaram uma
atividade de reconhecimento das letras que ali haviam, a quantidade e os sons,
foi só alegria, elas adoraram.
AGOSTO
17/08/2015
JUNHO
29/06/2015
17/08/2015
As crianças aprenderam
mais sobre o folclore, continuação do projeto que a professora titular já
estava realizando em sala de aula, a história do Saci Pererê foi contada pelas
bolsistas do PIBID e a professora, as crianças confeccionaram seus próprios Sacis
com materiais recicláveis.
29/06/2015
No primeiro momento foi realizado um diagnóstico da turma para que
possamos saber em que níveis silábicos cada crianças está, para que assim
possamos elaborar as atividades proposta pelo projeto.
Sabendo que durante o processo de alfabetização é importante que as
atividades sejam significativas e contextualizadas permitindo à criança criar e
testar hipóteses, dentre as muitas possibilidades, cozinhar é uma coisa que as
crianças gostam quase tanto quanto comer. Elas adoram o processo todo de medir
ingredientes, adicioná-los, criar formas, cores e texturas inusitadas e depois
comer aquilo que produziram com tanta alegria, nosso bolo de maçã ficou lindo
todas as crianças participaram e interagiram.
JUNHO
15/06/2015
Tomamos como ponto central a leitura do livro
“ A colcha de retalhos” ( Conceil Correa da Silva, Nye Ribeiro
Silva) que retrata a história da avó que costura uma colcha através de pedaços
diferentes de tecido.
A história de uma pessoa é como uma
colcha de retalhos: ela é formada dos acontecimentos, dos momentos de
alegria e de tristeza, dos sonhos... da vida de cada um. A importância da
relação afetiva entre as pessoas da mesma família, da escola, pois é
assim que a criança aprende a amar e ser amada.
JUNHO
01/06/2015
As atividades
desenvolvidas foram preparadas por nós do PIBID.
O objetivo da atividade é
trabalhar a diversidade, de modo que aprendemos a respeitar
as particularidades e singularidade de cada um.
Primeiramente foi passado
o filme "Moda Amarela", e depois conversamos à respeito do filme: O
que as crianças entenderam do filme? Se fossemos todos iguais como as formigas
do filme como seria? E aqui na sala, somos iguais ou diferentes?
No segundo momento
apresentamos para as crianças uma caixa mágica, e que dentro da caixa havia uma
pessoa muito inteligente, linda e importante para todos do 1º ano, e que cada
um teria a oportunidade de conhecer esta pessoa.
As crianças estavam
curiosas para saber quem estava na caixa, e ficaram surpresa quando abriam a
caixa mágica e se viam no espelho que ali estava. Após todos terem conhecido a
pessoa especial, conversamos sobre a relação do filme "Moda amarela"
com a caixa mágica. Para finalizar as atividades deste dia, cada criança
deveria desenhar o que viu na caixa mágica.
No dia 25 de maio primeiramente acompanhamos
as crianças do 1º ano nas atividades elaboradas pela professora. Toda
segunda-feira, é destinado 15 minutos para a hora da leitura em toda a escola,
assim cada professor se organiza para fazer tal atividade. Neste dia, nós do
PIBID ficamos responsáveis pela hora da leitura. Assim, dividimos a
turma em quatro grupos, de modo que cada bolsista foi responsável de acompanhar.
Levamos as crianças para a ruas e cada bolsista escolheu um espaço para levar
seu grupo, e assim contar as histórias escolhidas por nós, sendo elas:
1. Artur faz arte;
2. A pintinha da joaninha;
3. Soltando os bichos;
4. Coco de passarinho.
Contamos as histórias para as crianças, e
depois pedimos para que elas recontassem para nós. Ao voltar para a sala, cada
grupo recontou a sua história para os colegas de modo a compartilhar as
histórias.
MAIO
04/05/2015
Neste dia foi contando
para as crianças do 1º ano a fábula "A cigarra e a formiga". As
crianças foram vendadas para ouvir a fábula. Após contarmos a fábula
conversamos com as crianças, buscamos saber o que as crianças sentiram em
apenas ouvir e não poder ver o que estava acontecendo a sua volta. Se
conseguiram imaginar as cenas que estavam sendo contadas. E o que entenderam da
fábula contada.
ABRIL
17/04/2015
17/04/2015
As bolsistas do grupo de alfabetização e letramento foram conhecer a escola
E.M.E.F.E.I Acácio Alfredo Villain, a
professora supervisora Karine C. Felisberto, e as crianças do 1º e 2º ano que
estão participando do projeto do PIBID Pedagogia. As bolsistas realizaram
uma apresentação de acolhida com a música "O rato" do grupo Palavra
Cantada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário