OUTUBRO
02/10/2015
Tema: Dominó
Objetivo Geral: Reconhecer quantidades correspondentes a números de
zero a seis por meio de jogo.
Descrição: As crianças fizeram uma roda no chão e as peças foram
embaralhadas. Cada criança recebeu 7
peças para brincar, sendo que, aquela que tiver a peça de quantidade 6-6 ou 0-0
é que inicia o jogo, colocando esta peça no centro da mesa. Após, cada criança
deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do
jogo, uma por vez. Caso a criança não tenha nenhuma peça que encaixe em
qualquer lado, ela deve passar a vez para o colega ao lado. O jogo termina
quando alguém termina de encaixar todas as suas peças, ou ainda quando o jogo
fica trancado, ou seja, ninguém consegue mais encaixar peça algum.
SETEMBRO
02/09/2015
09/09/2015
Atividade: Conhecendo as letras do alfabeto
Objetivo Geral: Reconhecer as letras do alfabeto por meio de jogos;
Metodologia utilizada: 1º Momento
Foi feito uma fala com as crianças sobre as letras do alfabeto, fazendo relação
com objetos do cotidiano deles. 2º Momento: As crianças formaram um círculo,
posteriormente cantaram uma música e foram passando uma caixa decorada (caixa
surpresa), assim que a música parava, a criança colocava a mão dentro da caixa
para tirar uma letra do alfabeto, identificando que objeto ele conhece que
começa com aquela letra.
SETEMBRO
11/09/2015
Objetivo Geral: Reconhecer as letras do alfabeto por meio de jogos;
Descrição: As crianças foram divididas em quatro grupos. Cada grupo recebeu um jogo da memória contendo as letras do alfabeto. Após, cada grupo brincou com seu respectivo jogo.
AGOSTO
28/08/2015
Título/autor: “Caça Palavras”
Objetivo: Formar seu nome e o nome dos colegas.
Descrição: A sala foi dividida em dois grupos. Um grupo iniciou o jogo caçando os
nomes em um tabuleiro, enquanto isso, o outro grupo tirou a concentração do
grupo que estava jogando, cantando diversas músicas.
AGOSTO
14/08/2015
Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto associando-as à palavras e objetos por
meio do jogo da velha.
Descrição: As crianças brincaram com o jogo da velha constituído por letras. No
primeiro momento foram explanadas as regras do jogo. Após, cada criança
escolheu letras que os representaram no momento da brincadeira.
AGOSTO
26/08/2015
Os
bolsistas colocaram as letras do alfabeto nos bambolês conforme a professora
supervisora solicitou. No segundo momento as crianças foram colocadas em rodas para jogar o jogo da trilha da
adição, as crianças jogavam o dado, e conforme o número que caia, a criança andava pela
trilha até chegar no número em que o dado caiu. Depois a criança tirava uma cartela,
que continha uma adição, então ela fazia uso das tampinhas para achar o
resultado. A turma adorou o jogo, pena que nosso tempo é pouco pois todos queriam
jogar mais de uma vez. Depois brincamos com as crianças da
brincadeira ‘’ morto, vivo’’ e foi uma festa só. Os momentos ao
lado dessa turma, nos faz aprender cada dia mais.
AGOSTO
19/08/2015
19/08/2015
Neste dia os
bolsistas trouxeram a trilha da adição um jogo confeccionado pelos próprios
bolsistas durante nossos encontros na instituição.
Como temos
pouco tempo cada criança jogou apenas uma vez.
A turma
adorou o jogo e todos jogaram, era de se surpreender com as
respostas das crianças, o momento que eles mais gostavam foi o de jogar o dado,
nós aprendemos junto com eles.
JUNHO
26/06/2015
Curiosidades sobre borboleta (material do laboratório de zoologia).
A criança, na fase da Educação Infantil, questiona, descobre, cria, imagina e
interage com o mundo a sua volta. A natureza e sua fauna e flora, são elementos
que a estimulam à pesquisa, para entender as transformações que às
cercam. Mediante este processo de ensino e aprendizagem, pautado,
sobretudo, nos princípios de interação e brincadeira e, a partir do atual tema
trabalhado na Sequência Didática, a saber, Borboleta, o PIBID coletou alguns
materiais no laboratório de Zoologia, em nível de curiosidade, sobre alguns
aspectos pertinentes à borboleta. Conheceram o processo de desenvolvimento
da borboleta, bem como seu processo de camuflagem, como outras
curiosidades. Discutimos com as crianças as curiosidades
apresentadas.
JUNHO
17/06/2015
Os
bolsistas trouxeram a música ‘’ a borboleta e a lagarta’’ da
coleção palavra cantada. A turma foi colocada em círculo e escutando
a história ia imaginando, como era aquela borboleta. No outro momento,
os bolsistas confeccionaram o mobile das borboletas da
amizade que traziam palavras e atitude para ser usada na sala (carinho,respeito,bom
dia, ajuda,compartilhar,etc) depois de pendura-las na sala os bolsista
entregaram uma borboleta feita de papel colorido com palito de picolé
para turma. No outro momento, a professora supervisora deu a
sua atividade planejada.
JUNHO
12/06/2015
A chuvarada (Isabella, Angolinha) Nesse sentido, compreendendo a
necessidade de “[...] interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com
diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos” (BRASIL, 2000, p. 25),
busca-se promover situações significativas que incentivem a curiosidade, a
exploração, o encantamento, o questionamento e a indagação sobre diferentes
conhecimentos, como por exemplo, a natureza, contemplando o tema “água”.
Sendo que, a água é elemento essencial para os seres vivos, e hoje, é evidente
a preocupação em torno deste tema, devido sua escassez, ocasionada muitas vezes
pelo seu uso inconsciente e pela irresponsabilidade do homem para com a
natureza.
Com isso, se faz necessário mobilizar nossas crianças, desde a
Educação Infantil, para o uso consciente da água e para que compreendam a
importância de preservação da natureza, que contribui para termos água potável
e em abundância. Ainda que esse seja um desafio, uma educação comprometida com
a formação de cidadãos responsáveis visa à construção de um mundo melhor.
A chuvarada (Isabella, Angolinha) Nesse sentido, compreendendo a
necessidade de “[...] interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com
diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos” (BRASIL, 2000, p. 25),
busca-se promover situações significativas que incentivem a curiosidade, a
exploração, o encantamento, o questionamento e a indagação sobre diferentes
conhecimentos, como por exemplo, a natureza, contemplando o tema “água”.
Sendo que, a água é elemento essencial para os seres vivos, e hoje, é evidente
a preocupação em torno deste tema, devido sua escassez, ocasionada muitas vezes
pelo seu uso inconsciente e pela irresponsabilidade do homem para com a
natureza.
Com isso, se faz necessário mobilizar nossas crianças, desde a
Educação Infantil, para o uso consciente da água e para que compreendam a
importância de preservação da natureza, que contribui para termos água potável
e em abundância. Ainda que esse seja um desafio, uma educação comprometida com
a formação de cidadãos responsáveis visa à construção de um mundo melhor.
JUNHO
10/06/2015
Nossa
história hoje é ‘’ se eu fosse’’ com o objetivo de despertar a
imaginação da turma. Após contar a história os bolsistas fizeram a
brincadeira: Se eu fosse um sapo... Se eu fosse um abraço..., se
eu fosse um caranguejo... foi uma diversão só, a turma adorou. No outro momento, a professora supervisora deu início a outra sequência didática ‘’ borboleta’’ e contou a trajetória de vida das
borboletas em palitoches, foi muito legal e a turma adorou, pois eles adoram novas histórias.
Nossa
história hoje é ‘’ se eu fosse’’ com o objetivo de despertar a
imaginação da turma. Após contar a história os bolsistas fizeram a
brincadeira: Se eu fosse um sapo... Se eu fosse um abraço..., se
eu fosse um caranguejo... foi uma diversão só, a turma adorou. No outro momento, a professora supervisora deu início a outra sequência didática ‘’ borboleta’’ e contou a trajetória de vida das
borboletas em palitoches, foi muito legal e a turma adorou, pois eles adoram novas histórias.
JUNHO
03/06/2015
E ai ‘’ você troca?’’ essa
foi a história trazida pelos bolsistas, como objetivo de despertar na turma, o
sentimento de compartilhar, emprestar, ajudar e funcionou, na hora da
atividade todos compartilharam os pinceis.
A atividade proposta pela professora
supervisora era: dividir a sala em dois grupo para finalizar a sequência
didática ‘’ água’’, um grupo ficaria responsável por pintar uma
gota d’água e outra o planeta terra. E por fim confeccionar uma gota d’água com massinha
de modelar.
E ai ‘’ você troca?’’ essa
foi a história trazida pelos bolsistas, como objetivo de despertar na turma, o
sentimento de compartilhar, emprestar, ajudar e funcionou, na hora da
atividade todos compartilharam os pinceis.
A atividade proposta pela professora
supervisora era: dividir a sala em dois grupo para finalizar a sequência
didática ‘’ água’’, um grupo ficaria responsável por pintar uma
gota d’água e outra o planeta terra. E por fim confeccionar uma gota d’água com massinha
de modelar.
MAIO
27/05/2015
27/05/2015
Hoje os bolsista levaram um livrarão feito de papel pardo pra contar a história ‘’ as aventuras de uma gota’’ a turma adorou ter contato com o livrarão e ficaram muito animados. No segundo momento a professora supervisora explicou e demonstrou os estados físicos da água, utilizando água fervendo, gelo e uma vasilha de vidro. O legal é que as crianças adoram essas experiências nós bolsistas aprendemos mais.
MAIO
27/05/2015
Ratinho tomando banho (Castelo Rá-Tim-Bum) A partir da realidade
histórica- cultural da escola em questão, sabendo que há a necessidade
trabalhar conceitos que envolvam o conhecimento de si e do mundo, as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), apontam que sejam
garantidos “situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia
das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar”
(BRASIL, 2010).
Apresentação da música por meio da dança; questionamentos acerca
do escoamento da água do banho, identificar conhecimentos prévios.
Ratinho tomando banho (Castelo Rá-Tim-Bum) A partir da realidade
histórica- cultural da escola em questão, sabendo que há a necessidade
trabalhar conceitos que envolvam o conhecimento de si e do mundo, as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), apontam que sejam
garantidos “situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia
das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar”
(BRASIL, 2010).
Apresentação da música por meio da dança; questionamentos acerca
do escoamento da água do banho, identificar conhecimentos prévios.
MAIO
20/05/2015
Os bolsistas trouxeram a história da ‘’
última gota’’ que foi contada através de palitoches confeccionado pelos
bolsista. Foi levado um cenário para a contação de
história. Após esse momento a professora supervisora dividiu a
sala em dois grupos, um grupo ficaria encarregado de
cuidar e verificar como está o pé de feijão plantando,
e o outro grupo irá fazer o mesmo porém
sem colocar água, para ver se as plantas realmente precisam de
água para sobreviver e o que acontece quando a mesma não tem
água.
ABRIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário