Educação Infantil

OUTUBRO

02/10/2015

 Tema: Dominó


Objetivo Geral: Reconhecer quantidades correspondentes a números de zero a seis por meio de jogo.

Descrição: As crianças fizeram uma roda no chão e as peças foram embaralhadas.  Cada criança recebeu 7 peças para brincar, sendo que, aquela que tiver a peça de quantidade 6-6 ou 0-0 é que inicia o jogo, colocando esta peça no centro da mesa. Após, cada criança deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez. Caso a criança não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado, ela deve passar a vez para o colega ao lado. O jogo termina quando alguém termina de encaixar todas as suas peças, ou ainda quando o jogo fica trancado, ou seja, ninguém consegue mais encaixar peça algum.









.






SETEMBRO
02/09/2015
09/09/2015

Atividade: Conhecendo as letras do alfabeto 

Objetivo Geral:
Reconhecer as letras do alfabeto por meio de jogos;

Metodologia utilizada: 1º Momento Foi feito uma fala com as crianças sobre as letras do alfabeto, fazendo relação com objetos do cotidiano deles. 2º Momento: As crianças formaram um círculo, posteriormente cantaram uma música e foram passando uma caixa decorada (caixa surpresa), assim que a música parava, a criança colocava a mão dentro da caixa para tirar uma letra do alfabeto, identificando que objeto ele conhece que começa com aquela letra.








SETEMBRO
11/09/2015


Objetivo Geral: Reconhecer as letras do alfabeto por meio de jogos;


Descrição:
As crianças foram divididas em quatro grupos. Cada grupo recebeu um jogo da memória contendo as letras do alfabeto. Após, cada grupo brincou com seu respectivo jogo.




AGOSTO
28/08/2015


Título/autor: “Caça Palavras”

Objetivo: Formar seu nome e o nome dos colegas.

Descrição: A sala foi dividida em dois grupos. Um grupo iniciou o jogo caçando os nomes em um tabuleiro, enquanto isso, o outro grupo tirou a concentração do grupo que estava jogando, cantando diversas músicas. 







AGOSTO
14/08/2015


Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto associando-as à palavras e objetos por meio do jogo da velha.


Descrição: As crianças brincaram com o jogo da velha constituído por letras. No primeiro momento foram explanadas as regras do jogo. Após, cada criança escolheu letras que os representaram no momento da brincadeira. 




AGOSTO
26/08/2015


   Os bolsistas colocaram as letras do alfabeto nos bambolês conforme a professora supervisora solicitou. No segundo momento as crianças foram colocadas em rodas para jogar o jogo da trilha da adição, as crianças jogavam o dado, e conforme o número que caia, a criança andava pela trilha até chegar no número em que o dado caiu. Depois a criança tirava uma cartela, que continha uma adição, então ela fazia uso das tampinhas para achar o resultado. A turma adorou o jogo, pena que nosso tempo é pouco pois todos queriam jogar mais de uma vez. Depois brincamos com as crianças da brincadeira ‘’ morto, vivo’’ e foi uma festa só. Os momentos ao lado dessa turma, nos faz aprender cada dia mais.







 AGOSTO
19/08/2015
Neste dia os bolsistas trouxeram a trilha da adição um jogo confeccionado pelos próprios bolsistas durante nossos encontros na instituição.
Como temos pouco tempo cada criança jogou apenas uma vez.


A turma adorou   o jogo e todos jogaram, era de se surpreender com as respostas das crianças, o momento que eles mais gostavam foi o de jogar o dado, nós aprendemos junto com eles.








JUNHO
26/06/2015

Curiosidades sobre borboleta (material do laboratório de zoologia).  A criança, na fase da Educação Infantil, questiona, descobre, cria, imagina e interage com o mundo a sua volta. A natureza e sua fauna e flora, são elementos que a estimulam à pesquisa, para entender as transformações que às cercam.  Mediante este processo de ensino e aprendizagem, pautado, sobretudo, nos princípios de interação e brincadeira e, a partir do atual tema trabalhado na Sequência Didática, a saber, Borboleta, o PIBID coletou alguns materiais no laboratório de Zoologia, em nível de curiosidade, sobre alguns aspectos pertinentes à borboleta. Conheceram o processo de desenvolvimento da borboleta, bem como seu processo de camuflagem, como outras curiosidades.  Discutimos com as crianças as curiosidades apresentadas.

 



JUNHO
17/06/2015
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
 Os bolsistas trouxeram a música ‘’ a borboleta e a lagarta’’ da coleção palavra cantada. A turma foi colocada em círculo e escutando a história ia imaginando, como era aquela borboleta. No outro momento, os bolsistas confeccionaram    o mobile das borboletas da amizade que traziam palavras e atitude para ser usada na sala (carinho,respeito,bom  dia, ajuda,compartilhar,etc) depois de pendura-las na sala os bolsista entregaram  uma borboleta feita de papel colorido com palito de picolé para turma. No outro momento, a professora supervisora deu a sua atividade planejada.


JUNHO
12/06/2015


A chuvarada (Isabella, Angolinha) Nesse sentido, compreendendo a necessidade de “[...] interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos” (BRASIL, 2000, p. 25), busca-se promover situações significativas que incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento e a indagação sobre diferentes conhecimentos, como por exemplo, a natureza, contemplando o tema “água”.  Sendo que, a água é elemento essencial para os seres vivos, e hoje, é evidente a preocupação em torno deste tema, devido sua escassez, ocasionada muitas vezes pelo seu uso inconsciente e pela irresponsabilidade do homem para com a natureza.

  Com isso, se faz necessário mobilizar nossas crianças, desde a Educação Infantil, para o uso consciente da água e para que compreendam a importância de preservação da natureza, que contribui para termos água potável e em abundância. Ainda que esse seja um desafio, uma educação comprometida com a formação de cidadãos responsáveis visa à construção de um mundo melhor.




JUNHO


10/06/2015

Nossa história hoje é ‘’ se eu fosse’’ com o objetivo de despertar a imaginação da turma. Após contar a história os bolsistas fizeram a brincadeira: Se eu fosse um sapo... Se eu fosse um abraço..., se eu fosse um caranguejo... foi uma diversão só, a turma adorou. No outro momento, a professora supervisora deu início a outra sequência didática ‘’ borboleta’’ e contou a trajetória de vida das borboletas em palitoches, foi muito legal e a turma adorou, pois eles adoram novas histórias.



JUNHO

03/06/2015


E ai ‘’ você troca?’’ essa foi a história trazida pelos bolsistas, como objetivo de despertar na turma, o sentimento de compartilhar, emprestar, ajudar e funcionou, na hora da atividade todos compartilharam os pinceis.

A atividade proposta pela professora supervisora era: dividir a sala em dois grupo para finalizar a sequência didática ‘’ água’’, um grupo ficaria responsável por pintar uma gota d’água e outra o planeta terra. E por fim confeccionar uma gota d’água com massinha de modelar.





MAIO
27/05/2015


         Hoje os bolsista levaram um livrarão feito de papel pardo pra contar a história ‘’ as aventuras de uma gota’’ a turma adorou ter contato com o livrarão e ficaram muito animados. No segundo momento a professora supervisora explicou e demonstrou os estados físicos da água, utilizando água fervendo, gelo e uma vasilha de vidro. O legal é que as crianças adoram essas experiências nós bolsistas aprendemos mais.  

                            



                    
MAIO
27/05/2015
                        

Ratinho tomando banho (Castelo Rá-Tim-Bum) A partir da realidade histórica- cultural da escola em questão, sabendo que há a necessidade trabalhar conceitos que envolvam o conhecimento de si e do mundo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), apontam que sejam garantidos “situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar” (BRASIL, 2010).


  Apresentação da música por meio da dança; questionamentos acerca do escoamento da água do banho, identificar conhecimentos prévios. 


MAIO
20/05/2015

 Os bolsistas trouxeram a história da ‘’ última gota’’ que foi contada através de palitoches confeccionado pelos bolsista. Foi levado um cenário para a contação de história. Após esse momento a professora supervisora dividiu a sala em  dois grupos, um grupo  ficaria encarregado  de cuidar e verificar como  está o  pé de feijão  plantando, e o outro  grupo  irá fazer o  mesmo  porém sem  colocar  água, para ver se as plantas realmente precisam de água para sobreviver e o que acontece quando  a mesma não  tem  água.










ABRIL 




       Foi realizado na escola E.M.E.F. Pe. Paulo Petruzzellis a apresentação do grupo do Pibid para as crianças do grupo 6 turma da Alegria. Neste dia foi entregue para as crianças uma caixa de instrumentos musicais, confeccionando pelas próprias bolsistas, no encontro dentro da Universidade, os instrumentos foram todos feitos com materiais recicláveis e doados para ser explorado pela professora da sala.          No momento da apresentação o grupo de bolsistas distribuiu para cada criança um instrumento, e logo após foi cantada uma musica utilizando os mesmo.        “Pibid é uma base pro inicio de nossas profissões, pois é através do grupo que surgem ideias novas, metodologias diferenciadas, aprendizados mais amplos que podem dar as crianças aprendizagens significativa. Bolsista Lenir Fernandes da Rosa -7º pedagogia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário